VIAGGIO- Super-trem ‘Expresso da Terra’

 SUPER-TREM TURISTICO VAI ESTIMULAR TURISMO ENTRE RIO E MINAS 

 O primeiro trem turístico interestadual do Brasil será entre Minas e Rio de Janeiro. A ideia veio de representantes políticos, empresários, voluntários e autoridades de diversos setores dos dois estados. O trem deve começar a circular no primeiro semestre do ano que vem e já batizada de Expresso Trem da Terra, composto de duas locomotivas, quatro vagões e dois carros-restaurantes.

 Os equipamentos eram da década de 1970, oriundos da Fábrica Santa Matilde, e estavam sem utilidade. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) cedeu e eles serão recuperados em parceria com a iniciativa privada.

A trajetória da locomotiva deve ser entre as cidades de Sapucaia e Três Rios, no Centro Sul Fluminense, Cataguases, Recreio, Leopoldina, Chiador, Além Paraíba e Volta Grande, em Minas. O trecho tem 187 quilômetros de malha ferroviária explorada pela VLI.

Já se estima que serão transportados até 240 passageiros. O preço do passeio, que vai durar cinco horas, inicialmente custará entre R$ 40 e R$ 50 por pessoa. E a grande aposta será no crescimento turístico: “Estamos consolidando, juntos, sem vaidades, um grande projeto, que, além de interligar cidades dos dois estados, contribuirá para alavancar o turismo, o desenvolvimento econômico e social, e a preservação do patrimônio público ferroviário”, afirma o prefeito de Três Rios, Vinicius Farah.

Durante a viagem poderão ser vistas paisagens, cachoeiras, fazendas, casarios históricos, hidrelétricas, lagos e a tranquilidade característica das regiões Centro Sul fluminense e Zona da Mata mineira.

Outra composição, o famoso Trem de Prata, que, por 40 anos ligou São Paulo ao Rio e parou em 1998, também está sendo reformada. Os vagões têm poltronas individuais e cabines-dormitórios, como um hotel.


Nenhum banner cadastrado ainda

WP-Backgrounds Lite by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann 1010 Wien