Prefeito promete novamente: Pampulha fica limpa este ano.

O ainda prefeito promete que em 10 meses será possível pescar na Lagoa da Pampulha. Toda LAMERDA será removida até o fim do ano, isto é CERTEZA. 

 

Começa nesta quinta-feira (17) o prefeito Marcio Lacerda e o secretário de Obras e Infraestrutura, Josué Valadão  anunciaram o início do trabalho de recuperação da qualidade da água da Lagoa da Pampulha. O objetivo é que, em dez meses, o espelho d’água poderá ser usado para a prática de pesca amadora e iatismo.

As ações serão executadas pelo consórcio Pampulha Viva – composto pelas empresas CNT Ambiental, Millennium Tecnologia Ambiental e Hydroscience – vão livrar a lagoa de florações de algas, mais odores e da mortandade de peixes.

A primeira etapa dos trabalhos é formada por cometas e análises de água e de sedimentos em diversos níveis de profundidade. Para garantir a inativação do fósforo, principal nutriente limitante da lagoa, será utilizado um produto denominado Phoslock, que vai possibilitar a redução do índice de cianobacterias, algas e alguns metais pesados presentes na água. Ao todo, serão investidos pela prefeitura cerca de R$ 30 milhões.

Esse projeto já foi adiado por vários motivos, um deles por causa da coleta de esgoto sanitário na bacia hidrográfica da Pampulha. De acordo com dados apresentados pela PBH, o índice atual de cobertura pela Copasa é de 87%. O valor deve chegar a 95% até o fim do ano.

A prefeitura vai fiscalizar as residências para que instalem sistemas de esgotamento sanitário através da Vigilância Sanitária, evitando que os sedimentos seja despejados na lagoa. Quem não se adequar, poderá ser punido com autuações e multas.

Na primeira etapa do programa foram retirados 850 mil metros cúbicos de sedimentos da lagoa. O trabalho, realizado ao longo de um ano, foi concluído em outubro de 2014 e o investimento foi de R$ 108,5 milhões. Ainda assim, são retirados diariamente cerca de 7,5 toneladas de resíduos sólidos do espelho d’agua.

 



Nenhum banner cadastrado ainda

WP-Backgrounds Lite by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann 1010 Wien