O pintor de paredes e a MONA LISA ESQUECIDA

A Mona Lisa de Da Vinci – a pintura mais famosa e enigmática

do planeta, foi vítima daquele que foi chamado de

“o maior roubo de arte do século 20” no Museu do Louvre, em Paris.

No dia 21 de agosto de 1911, um ladrão italiano, vestido com um jaleco branco, uniforme do pessoal de manutenção do Museu do Louvre, entrou e roubou o quadro mais famoso do mundo. Ele manteve consigo a obra-prima, durante mais de dois anos, até que foi preso quando tentava vendê-la a um negociante de arte.

Ninguém percebeu nada, até o dia seguinte ao roubo, uma vez que, naquela época, a segurança era incrivelmente negligente, em particular para uma obra de arte ainda desconhecida e sem muito significado, como era a Mona Lisa. Na verdade, foi o roubo que contribuiu para torna-la famosa e aclamada mundialmente. Após o roubo, a polícia encontrou, em uma escada de serviço, a caixa de vidro que armazenava as obras no museu. Imediatamente, um furor cresceu entre o público e a imprensa. Entretanto, à medida que os dias se passavam, nenhuma outra evidência foi encontrada e a polícia foi vista como ineficaz. Até Pablo Picasso, em determinado momento, foi suspeito do crime e interrogado por oficiais.

Depois de dois anos sem notícias do quadro, um homem que se auto chamava de “Leonardo”, afirmou ter a Mona Lisa e entrou em contato com Alfredo Geri, um negociante de arte em Florença, Itália. Ele declarou que seu objetivo era devolver a pintura à terra natal de da Vinci. Geri, então, convenceu “Leonardo” a levar a pintura para Florença, prometendo uma recompensa de 500 mil liras por seu esforço. A polícia foi acionada e “Leonardo” foi pego, revelando ser, na realidade, Vincenzo Peruggia, um pintor de paredes com um pouco de ambição secreta na vida.

Peruggia ficou preso até seu julgamento, em 4 de junho de 1914. Depois de um longo julgamento, foi condenado a 1 ano e 15 dias de prisão, período que posteriormente foi reduzido a sete meses e nove dias.


GMN- BANNER 1 -ANDRE 1 - 2019
GMN- BANNER 1 -ANDRE 1 - 2019
WP-Backgrounds Lite by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann 1010 Wien