Ipiranga compra ALE

Preço foi de R$ 2,2 bilhões e ela encosta na líder BR

A IPIRANGA -GRUPO ULTRA- distribuidora de combustíveis anunciou a compra, por R$ 2,168 bilhões, da concorrente Ale, quarta maior empresa do setor.

A finalização do acordo foi feita e assinado neste domingo (12), segundo comunicado divulgado pelo grupo Ultra, o novo controlador da Ipiranga.

Com a aquisição, a Ipiranga passa a deter 18% dos postos de gasolina do país, encostando na líder Petrobras Distribuidora, que tem 19,4%, de acordo os últimos dados divulgados pela ANP , referentes a maio.

Segundo o grupo Ultra, em comunicado “a rede Ale complementa a rede Ipiranga geograficamente, em especial na região Nordeste, onde a Ipiranga possui menor participação de mercado e tem focado seus investimentos”,.

Num resumo do mercado brasileiro de combustíveis é dominado por apenas três empresas: BR, Ipiranga e Raízen – que opera a rede de postos Shell– Elas controlam 67,1% das vendas de gasolina e 77,1% das vendas de diesel.

A rede ALE foi fundada há 20 anos, a Ale tem cerca de 2.000 postos no país, além de dez bases de distribuição (instalações para armazenagem e transferência dos combustíveis para o varejo). Ela é controlada pelo grupo mineiro Asamar, pelo empresário Marcelo Alecrim e pelo fundo americano Darby.

N ano passado, em 2015, a ALE vendeu 4,3 bilhões de litros, gerando receita de R$ 11,4 bilhões.

Segundo os dados de auditoria do grupo Ultra, a empresa tem uma dívida de R$ 737 milhões, que será deduzida do valor total da operação. O valor a ser pago aos vendedores dependerá também da posição de caixa da companhia e do endividamento na data de fechamento da operação.

A Ipiranga tem hoje 7.241 postos. Em 2015, a companhia vendeu 25,7 bilhões de litros de combustível.

A empresa vem se beneficiando da política de preços da Petrobras. Com a queda do preço do petróleo,ela tem conseguido trazer para o país combustíveis mais baratos do que os vendidos pela Petrobras estatal.

As melhores margens de venda ajudaram o indicador Ebitda da companhia, que mostra a geração de caixa, a crescer 21% em 2015, chegando a R$ 2,769 bilhões.

O grupo Ultra ressalta que a compra da Ale depende ainda de aprovações de órgãos de defesa da concorrência.


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