GastrôMania-Minas guarda azeites de qualidade internacional

A mais de 30 anos que a cultura da oliveira transforma a região da Serra da Mantiqueira em um pólo do bom azeite, competindo par a par com azeites internacionais. Foi 2008 que se realizou em Maria da Fé a primeira extração de azeite de oliva no Brasil. O produto obtido alcançou índices de acidez entre 0,2 e 0,7% e foi classificado como virgem extra, com a qualidade similar aos melhores azeites do mundo.

Atualmente 50 municípios da região (40 em Minas Gerais e 10 no estado de São Paulo) utilizam as tecnologias da EPAMIG (empresa de pesquisa agropecuária de Minas Gerais) em olivicultura. 90% dos olivais são voltados para a produção de azeite, e todo ano estima-se uma produção de 20 toneladas de azeitonas e três mil litros de azeite.

Produto tipicamente ibérico e milenas da região do Mediterrâneo, a azeitona nunca foi vista em solo nacional como um produto que pudesse de fato virar um “comodity. Entretanto este passado está sendo mudado no Sul de Minas Gerais. O plantio horizontal de oliveiras em anos passados começa a dar seus primeiros frutos e os primeiros litros desse azeite estão sendo bem aceitos.

E o uso do óleo de oliva vai além da cozinha. Em Maria da Fé, além da extração do azeite para comércio culinário, produz-se uma linha de cosméticos à base de azeite de oliva extraído na Fazenda Experimental. A linha apresenta 10 produtos, como: sabonete hidratante, sabonete esfoliante, hidratante corporal, óleo trifásico, creme para os pés, shampoo, condicionador.

Os cosméticos são considerados biocompatíveis com a pele. “O azeite é muito compatível com a pele pelo fato de ter cerca de 80% de ácido oleico, além de oferecer vitaminas A, D, K e E”, explica a farmacêutica Vânia, uma das sócias no negócio. Os produtos ainda são produzidos artesanalmente e comercializados apenas em eventos locais e regionais.

Leia também:

http://jornalportalsul.com.br/saude-azeite-de-oliva-pode-ajudar-a-reduzir-pressao/

http://jornalportalsul.com.br/gastro-o-deus-azeite-de-oliva/

http://jornalportalsul.com.br/a-fraude-do-azeite/


Nenhum banner cadastrado ainda

WP-Backgrounds Lite by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann 1010 Wien