GASTRÔ – Mama Mia : che LASAGNE !

Lasanhas como nunca se viu

Diferente da famosa lasanha à bolonhesa feita aos domingos existem receitas com diferentes possibilidades oferecidas por restaurantes, bufês e deliverys de Belo Horizonte que investem em novas leituras capazes de deixar qualquer um com água na boca.

No Bistro BRS2, um prato muito diferente roubou a cena do cardápio: a lasanha de cebolas. A chef e dona da casa diz que o prato nasceu da ideia de evidenciar o alimento enquanto estrela principal.

“A cebola é sempre coadjuvante, nunca protagonista. A gente usa cebola em tudo, mas ela raramente é recheio principal de alguma coisa”. “Quis sair do tradicional e usar um queijo mineiro, e o mel também, que é um ingrediente internacional, mas tem um quê de mineiro. Acabou ficando uma lasanha muito equilibrada”, completa.

A chef conta que ao abrir o bistrô queria servir comidas criativas que remetessem à comida de vó. “Sem gourmetizar demais, mas, ao mesmo tempo, sem ser muito tradicional. Então, sirvo com a cara de vó, na travessa, inteira. E, como tenho um cardápio que muda a cada estação, comecei a ter sempre uma lasanha no cardápio, que combinasse com o clima”, afirma.

Para ela, pratos que levam recheios são boas oportunidades de fugir dos clichês.

O chef MG- Atleticano, proprietário do restaurante que leva seu nome é italiano, e também aposta em recheios diferenciados, mas com limites.

“Como somos uma casa de massas em geral, temos muitas opções”. “No restaurante, são servidas lasanhas com recheios como alho poró e champignon; bacalhau; camarão; e rúcula, sem contar o carro-chefe: a Lasanha Meridionale”.

A tradição dos domingos persiste. Segundo a um delivery especialista em lasanha,  a opção que mais sai é a bolonhesa-quatro queijos, diz  gerente. “Mas também fazemos, por encomenda, lasanhas de bacalhau e de camarão”, conta ela.

O  chef do bufê BC, tem um destaque entre seus pratos: a lasanha de abobrinha, tomates confitados, burrata e pesto. Além de ser uma opção vegetariana, quase vegana, a receita é bastante refrescante. “É um prato tradicional, mas com um toque mais refinado”, ressalta o chef.

Para ele, a versatilidade da lasanha é um caminho aberto para a exploração de novas possibilidades. “A lasanha é constituída, basicamente, de camadas e recheio. Dentro desse conceito, usando massas ou verduras, dá para brincar com diferentes combinações”, defende.
Lasanha de Abobrinha, Tomates Confitados, Burrata e Pesto

Ingredientes:
100 g de abobrinha
200 g de tomate
200g de tomate pelati
10 g de cebola
2 dentes de alho
50 ml de vinho branco
1 ramo de manjericão
100 g de burrata
20 g de chimichurri
30 g de nozes
1 limão
Azeite
Flor de sal

Modo de Preparo:
Abobrinhas. Com o auxílio de uma mandolina, corte fatias finas da abobrinha. Acerte o tamanho das fatias, de acordo com o tamanho do molde a ser utilizado, e reserve.
Tomates confitados. Lave bem o tomate, retire a pele e a semente com a ajuda de uma faca. Coloque o tomate cortado em uma bandeja de forno com uma pitada de sal, abundante alecrim e tomilho. Regue com azeite de oliva e, depois, coloque no forno a 80º C, por uma hora. Reserve.
Molho de tomate. Depois, em uma panela com azeite, doure a cebola e, em seguida, o alho. Adicione o vinho branco, os cubos de tomate fresco e refogue por alguns minutos. Adicione o tomate pelati, uma colher (café) de açúcar e cozinhe até os tomates desmancharem. Tempere com sal e reserve.
Burrata. Corte a burrata em pequenos pedaços, tempere com o chimichurri seco. Reserve.
Pesto. Com o auxilio de um processador de alimentos, triture o manjericão, o azeite de oliva, as nozes, o suco de limão e o alho. O objetivo é obter uma pasta espessa. Tempere com sal e pimenta branca. Reserve.

Montagem:
Com o auxílio de um aro quadrado, monte camadas de abobrinha crua cortadas, temperadas com sal e pimenta branca, depois uma de tomate confitado, manjericão, burrata, abobrinha, tomates confitados e, por último, outra de abobrinha. Finalizar com molho de tomate quente por cima, e o pesto. Decorar com folhas de manjericão e a flor de sal.
Lasanha de Cebola

Ingredientes:
1 pacote de massa de lasanha
2 cebolas e meia
1 colher de sopa de requeijão
1 xícara de molho branco temperado a gosto
1 xícara de queijo mineiro curado ralado
2 colheres de sopa de mel
1 colher de chá de açúcar
Azeite
Modo de Preparo:
Parta uma cebola e meia em rodelas. Com um fio de azeite, frite as rodelas numa frigideira, em fogo baixo, e mexa-as por cerca de 15 minutos, até que fiquem transparentes. Para saber o ponto, prove e veja se a textura está macia, ao invés de crocante. Depois, reserve. Pique a outra cebola que sobrou e doure-a, numa frigideira, com uma colher de sopa de açúcar e um fio de azeite. Mexa a cebola picada até que ela fique caramelizada, com cor marrom, e reserve.

Montagem:
Em uma travessa retangular, monte a lasanha. Primeiro, preencha a travessa com molho branco e cubra com uma fatia de massa. Na segunda camada, preencha com cebola transparente, queijo curado e requeijão, deixando o fundo cremoso, e cubra com massa. Nas próximas camadas, preencha apenas com cebola transparente e queijo curado. Vá cobrindo com fatias de recheio e massa, até completar a travessa. Na penúltima camada, coloque, também, molho branco e mel. Cubra a última fatia de lasanha com molho branco, queijo e cebolas caramelizadas. Leve ao forno até borbulhar, respeitando o tempo indicado pelo fabricante da massa. Que seja eterno o almoço da familia no domingo!E VIVA O DOMINGO!!!!!!!!!!!!!!!!


Nenhum banner cadastrado ainda

WP-Backgrounds Lite by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann 1010 Wien