FAZENDA URBANA – Les Avanchets: uma BOA IDÉIA!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Eles não tem como nos temos no Brasil, SOL o ano inteiro. São exíguos 6 meses de claridade, com no máximo 3 meses com sol de verão -o resto do ano e semi escuro e nublado.

Independentemente de terem apenas seis meses mais ou menos cultiváveis pois o resto do ano é gelado demais, o povoado de Les avanchets, em Vernier , na Suiça, tem o endereço dos sonhos de todos os HORTELÕES URBANOS do mundo. Lá, quase todos os moradores possuem uma sua horta urbana.

A ideia simples e brilhante é que cada morador cultive, no próprio jardim, as frutas e verduras que mais gosta. Com isto, onde todos cultivam com diversidade, todos podem ter uma enorme variedade de legumes, frutas e verduras, não ficando restritos ao que conseguem produzir em casa.

Por lá, todos têm a cultura de TROCAR alimentos orgânicos com os vizinhos, ampliando as possibilidades de alimentação (saudável!) e estimulando uma alta integração social.

Só não é aceitável quem não produz. Este paga para ter ou recebe como caridade para incapazes doentes, ou párias sociais. Quase não existem. Mas por lá, o não produzir é demérito. E isto é  uma verdade, lá ou aqui .

Embora a prática tenha se originado na fome das guerras por que passaram , ela já existe em Les Avanchets há mais de 50 anos Após o fim dos conflitos, no século 20, o governo da Suíça, entre outros países da Europa, deu aos trabalhadores alguns lotes  de terra, para que tivessem a oportunidade de reconstruir suas vidas.Foi assim que teve início a cultura da agricultura urbana na cidade e no  país.

Hoje , a Suíça já contabiliza pelo menos  50 mil hectares de hortas urbanas plantadas em seu território .O conceito de jardinagem e horticultura comunitária esta cada vez mais forte entre seus moradores.

Que tal  também lançarmos a moda em BH e porque não na RMBH e em toda nossa MINAS?

Já pensou em fazer isto na sua rua? De pouquinho em pouquinho, você pode ajudar a fortalecer os laços da sua comunidade e melhorar a saúde de todos. Sabemos como isto é necessário pois nosso povo, notadamente os mais pobres, se alimentam muito mal.

Vamos criar mais ruas e cidades verdes como este bom exemplo de Les Avanchets .

 


Nenhum banner cadastrado ainda

WP-Backgrounds Lite by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann 1010 Wien