Da HUMANIDADE : Os melhores artistas do ACERVO da FAAP

TOP 100

Os 100 melhores artistas do

ACERVO da FAAP.

HANNAH ARENDT INSPIRA MOSTRA, QUE CELEBRA A 100.ª CURADORIA DO ACERVO DO MAB FAAP

Visitantes poderão atuar como “curadores”, ajudando a escolher as obras que irão compor uma segunda fase da exposição

 “Da Humanidade: 100 artistas do acervo”. Este é o nome da exposição que marcaacentésima curadoria realizada com obras do acervo do Museu de Arte Brasileira da FAAP (MAB FAAP), com início em 11 de março, em São Paulo.

A mostra tem como ponto de partida as ideias expressas por Hannah Arendt no livro “A Condição Humana”, de 1958, no qual a autora faz uma análise sobre o que é específico e genérico do ser humano.  “Não pretendemos apresentar o pensamento da autora, mas ter a obra como fonte inspiradora para estudar em nosso acervo as obras que apresentam ou questionam a existência do ser humano e da vida em comunidade”, explica Laura Rodríguez, curadora da Mostra.

Em sua obra, Arendt aponta que todas as três atividades humanas fundamentais,o trabalho ou labor, a obra e a ação ou discurso, estão intimamente relacionadas com a condição mais geral da existência humana: o nascimento e a morte.Para a filósofa, a vida ativa deve ser uma sinergia entre o nosso trabalho, pelo qual garantimos nossa subsistência material; as nossas obras, pelas quais criamos os objetos e o legado da cultura – que nos ajudam a superar a mortalidade -; e a nossa ação, que através do discurso e relacionamento interpessoal, possibilita a construção de uma sociedade plural, mais justa e solidária.

Fernanda Celidonio, diretora do MAB FAAP, destaca que a partir desses conceitos foram selecionadas obras que podem provocar uma reflexão sobre a vida em sociedade e o trabalho do artista. Por isso, a exposição foi dividida em 10 núcleos: identidade, infância, arte, habitat, urbe, labor, ócio, sagrado, cultura e agruras.

Entre as obras e artistas que compõem a mostra estão: “Homem Brasileiro”, de Ernesto de Fiori (1938); “Murmúrios II”, de Hannah Brandt (1981); “Tenista na Praia”, de Gustavo Rosa (1983); e “Encarne e Viva”, de Rodolpho Parigi (2009/2010).

 Público ativo

A exposição “Da Humanidade: 100 artistas do acervo”também será marcada pela interatividade. O objetivo é aguçar a reflexão a respeito da relevância de expor coleções e torná-las acessíveis ao público. Durante os últimos 59 anos, o MAB FAAP tem acumulado em seu acervo um conjunto de mais de 3.400 obras, que vêm sendo adquiridas, catalogadas, pesquisadas, conservadas e, em alguns casos, restauradas.

O acervo online integrará um sistema pelo qual os visitantes poderão atuar como “curadores” e sugerir obras que irão integrar a exposição no segundo semestre. “Por meio de um computador,as pessoas terão acesso às imagens do nosso banco de dados online e poderão escolher uma obra. Aquelas que estiverem entre as 20 mais votadas passarão a integrar a mostra”, destaca Laura.

Além disso, o setor educativo do MAB FAAP irá atuar com propostas de diversas oficinas ao longo do ano, incluindo conversas com artistas e pesquisadores abertas ao público em geral.  Já adirigida aopúblico infantil, contará com uma ação específica. Crianças a partir dos cinco anos que assistirem a exposição aos sábados e domingos serão convidadas para confeccionar um pequeno livro de artista com desenhos, colagens e pinturas.

 

Serviço

“Da Humanidade : 100 artistas do acervo”

Onde: Museu de Arte Brasileira da FAAP
Endereço: R. Alagoas, 903 – Higienópolis, São Paulo

Quando: 11 de março a 13 de dezembro

Horários: De segunda a sexta-feira, das 10h às 19h – última entrada às 18h
Aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h – última entrada às 17h (Fechado às terças-feiras, inclusive quando feriado)

 Programação setor educativo infantil:

Quando: Sábados e domingos (a partir do dia 14/03)

Horário: 15h às 17h

Faixa etária: a partir de 5 anos

 Sobre a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP)

Sustentada em três pilares: tradição, cultura e inovação, a FAAP é hoje um grande polo de educação, com Ensino Médio, 19 cursos de graduação, nas áreas de Exatas e Humanas, pós-graduação, cursos de aperfeiçoamento de curta-duração, além de programas de idiomas, intercâmbio e eventos de alto nível que complementam a formação do aluno.  Além de São Paulo, a FAAP está presente em São José dos Campos, em Ribeirão Preto e em Brasília.

  

FAAP / OBOÉ COMUNICAÇÃO CORPORATIVA
Sala de Imprensa: www.faap.br/imprensa
Tel: (11) 3662-7270/ 7271
Jornalistas:           Nara Bueno (nara@oboecomunicacao.com.br)
SP 02/2020          Iracema Carvalho (iracema@oboecomunicacao.com.br)

 


Nenhum banner cadastrado ainda

WP-Backgrounds Lite by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann 1010 Wien