Cultura- Voo de balão é obra de artista australiana que expõe em SP

Exposição abrigada no CCBB mistura realismo e fantasia

“Skywhale” ou baleia do céu fará um sobrevoo no centro de São Paulo nesta segunda (12). A obra é da artista australiana Patricia Piccinini, 50 que inaugura sua primeira individual em São Paulo no CCBB.

Misto de tartaruga e baleia, o balão possui de 34 metros de comprimento e 23 de altura. No ar, sua maior obra pode ser vista facilmente, sem que as pessoas precisem ir até a galeria de arte. “Pensei que seria interessante usar algo que tradicionalmente é um veículo de propagandas sem essa intenção”, explica.

Dentro do CCBB, o que mais pode ser sentido da artista é a mistura de genética e tecnologia que intrigaram a artista desde a adolescência e se relacionam a um câncer que matou sua mãe em 1992.

As obras contrapõem o real ao artificial. Criaturas estranhas aparecem ao lado de humanos hiper-realistas. Esse é o caso de “The Welcome Guest” (o visitante bem-vindo). Um monstro parecido com um bicho-preguiça de garras compridas interage com uma criança que com as feições da filha da artista.

Ao debater as consequências da modificação da natureza e da interação que dela resulta, Patricia busca enfatizar o lado humano dos animais e o lado animal dos humanos.

Uma das 40 obras em exposição é “” (grande mãe) é uma escultura com feições de macaco que amamenta um bebê humano. A inspiração surgiu de bebê raptado por uma babuína que sofria pela perda da cria e tinha resolvido substitui-la.

Serviço

O que: COMCIÊNCIA – PATRICIA PICCININI
Quando: De Segunda (12), das 9h às 21h, até 4/1/2016. De quarta a segunda das 9h às 21h
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil (Rua Álvares Penteado, 112. Telefone: (11) 3113-3651)
Quanto: grátis

 


Nenhum banner cadastrado ainda

WP-Backgrounds Lite by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann 1010 Wien