Cultura – Uma inovação chamada MAPA CULTURAL DE BH

 

A Fundação Municipal de Cultura lança a ferramenta ‘Mapa Cultural de Belo Horizonte’, com a boa ideia é reunir de forma colaborativa em um só espaço virtual toda a programação da cidade, além de informações sobre espaços culturais

 

A FMC ( Fundação Municipal de Cultura ), em parceria com um instituto de Cia de celular, lançou ontem terça-feira (7) uma nova ferramenta , com o objetivo de valorizar a diversidade cultural em Belo Horizonte. Denominado de o “Mapa Cultural BH”, ela é uma plataforma desenvolvida em software livre que possibilita o geo-referenciamento colaborativo de espaços culturais, equipamentos, eventos e agentes. Alem disto ela possibilita ao público ser usada como uma poderosa ferramenta busca, quando se quer localizar  atrações culturais na cidade.

Por meio da plataforma do Mapa Cultural BH, artistas, entidades, instituições, equipamentos culturais, espaços, bens culturais, patrocinadores, apoiadores, entre outras entidades, poderão realizar um cadastro cultural, divulgando instituições, eventos e ações culturais de todas as áreas para a cidade. Qualquer pessoa poderá cadastrar e consultar o banco de dados do “Mapa Cultural BH”.

Além de ser auxiliar o público, como uma ferramenta de busca por eventos e atrações culturais em toda a cidade, o banco de dados gerado pelo mapa irá armazenar as informações coletadas, gerar novos mapas e permitira que sejam gerados diversos tipos de relatórios , os quase  auxiliarão a equipe da FMC no planejamento e tomada de decisões a respeito das ações a serem desenvolvidas em seu trabalho pró-cultura na cidade.

A ferramenta auxilia o gestor público no desenvolvimento de políticas culturais, na divulgação da agenda de eventos, na memória das atividades, no acesso e dá ao mesmo tempo transparência a todos os cidadãos, desses acontecimentos. A ferramenta “Mapa Cultura BH” permite  ainda que editais e inscrições para eventos e atividades sejam realizados nele e que outros sistemas e sites de comunicação sejam integrados a essa base de dados.

Em resumo segundo o presidente da FMC, ela é ” uma ferramenta fantástica e um grande passo da Fundação Municipal de Cultura”  na melhoria e evolução da gestão cultural. A plataforma possibilita a visualização da produção e do cenário cultural da cidade, estudos e análises para o desenvolvimento da gestão pública, inclusive do ponto de vista de investimentos de recursos financeiros. É mais um passo no sentido de alinhar a gestão pública com as demandas do setor cultural da cidade”, disse o presidente da FMC.

Para ver o Mapa Cultural BH que foi desenvolvido pela Fundação Muncipal de Cultura basta acessar o site: www.mapaculturalbh.pbh.gov.br


Nenhum banner cadastrado ainda

WP-Backgrounds Lite by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann 1010 Wien