Cult: Museus nacionais em conexão


O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) lançou, na última segunda-feira, a 12ª Campanha Nacional de Museus. O evento acontece em 86 municípios mineiros e tem como tema: “Museus: as coleções criam conexões.”.

Em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio), o Ibram reuniu 30 museus em todo o Brasil e estipulou um tema para as comemorações. Esse ano, o lançamento do projeto – que apresenta uma vasta programação (mais de 4.000 eventos), foi marcado pela greve dos servidores do Ministério da Cultura que exigem melhorias salariais.

Em Minas Gerais, 172 museus estão inscritos, 43 deles são da capital. Seis museus mineiros foram prejudicados pela greve dos servidores: o Museu da Inconfidência em Ouro Preto deve ter a programação prevista reduzida, já que vai contar com menos servidores. Os eventos nos Museus do Diamante, em Diamantina; do Ouro, em Sabará; do Museu Regional de São João del Rey e da Casa dos Otoni, no Serro, dependerão da adesão ou não dos funcionários locais ao movimento.

Ângelo Oswaldo, presidente do Ibram, afirmou que a greve irá causar um impacto mínimo sobre a programação, já que a maioria das instituições inscritas (1.337) são de propriedade particular. Em entrevista, ele explicou que o publico alvo não são só famílias, escolas e comunidades: “A Semana é uma estratégia para mobilizar museólogos, pesquisadores, engenheiros, arquitetos, educadores e arte-educadores ligados à área e incentivar a atividade museológica permanente”.

Em Belo Horizonte:

Na capital, o Museu de Artes e Ofícios (Praça Rui Barbosa, 600 – Centro) participa com uma programação especial, de 13 a 16 de maio. Norteado pelo tema nacional o MAO promove edições especiais, sempre às 19h30 e com entrada gratuita, dos projetos “Ampliando Horizontes”.

 Dia 13: Participação da presidente do Instituto Cultural Flávio Gutierrez, Ângela Gutierrez, e do presidente do Instituto Brasileiro de Museus, Ângelo Oswaldo; “Ofício da Música”,

Dia 14: Apresentação da banda Zimun

Dia 16: “Ofício da Palavra”, com a escritora mineira Ana Maria Gonçalves.

No Circuito Cultural da Praça da Liberdade, a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa (Praça da Liberdade, 21 – Funcionários) irá promover a Hora do Conto e da Leitura Especial com “Contos de Monstros Gigantes”.

O Memorial Minas Gerais Vale (Praça da Liberdade, s/nº – Esquina com Gonçalves Dias – Funcionários), promoverá uma palestra amanhã (13) às 9h30 com um grupo de professores das redes municipais de ensino de Minas Gerais sobre a educação para as relações étnico-raciais. Na quarta-feira (15), a instituição promove um show com Pereira da Viola com entrada franca a partir das 19h30. E no sábado (17), às 11h, uma ação educativa em que a visita ao acervo será mediada e os sentidos aguçados.

A Casa do Baile (Av. Otacílio Negrão de Lima, 751 – Pampulha) promove uma ação educativa entre os dias 12 e 18 de maio, de 9h às 18h, em que pontos distintos ligados entre si terão suas conexões estabelecidas pelo público.

A Casa Kubitschek (Av. Otacílio Negrão de Lima, 4188 – Bandeirantes) terá uma exposição especialmente criada para a data, “Uma Invenção Modernista do Morar” ficará exposta das 10h às 17h.


GMN- BANNER 1 -ANDRE 1 - 2019
GMN- BANNER 1 -ANDRE 1 - 2019
WP-Backgrounds Lite by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann 1010 Wien