Caixinha de surpresas BNDES fica com uma mulher

Temer escolhe nova presidente para BNDES, após críticas sobre um governo “machista”

Nesta segunda-feira (16/05/2016) a economista Maria Silvia Bastos Marques foi convidada pelo presidente interino para comandar o BNDES e aceitou o convite.

 

Depois de Temer ter enfrentando críticas por não ter uma mulher ministra, ele escolheu para presidir o BNDES a economista Maria Silvia Bastos Marques.

Temer disse a interlocutores que ela confidenciou que já havia sido sondada, em outras oportunidades, para assumir o posto, mas agora decidiu aceitar por acreditar no projeto que está se iniciando.

Ex-presidente da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), ex-secretária de Finanças da Prefeitura do Rio de Janeiro e ex-diretora do próprio BNDES, Maria Silvia Bastos Marques é a primeira mulher indicada para a equipe de Temer depois do anúncio pelo presidente em exercício de um ministério exclusivamente masculino. Ela vai comandar toda a área de financiamento de investimentos produtivos do governo.

Nascida na cidade de Bom Jesus do Itabapoana, no Rio de Janeiro, Maria Silvia Bastos Marques, 59, é bacharel em administração pública pela Ebap (Escola Brasileira de Administração Pública) da FGV (Fundação Getúlio Vargas), mestre e doutora em economia pela mesma fundação.

Ela foi professora-assistente de economia na PUC-RJ, coordenadora na secretaria de política econômica do Ministério da Economia, Fazenda e Planejamento, secretária municipal de fazenda da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Romero Jucá, ministro do Planejamento, negou que a escolha de Maria Silvia Bastos reflita uma preocupação de Temer de colocar uma mulher em um dos altos cargos do governo.

“É um convite para colocar alguém competente, experiente, que tem toda condição de fazer um grande trabalho no BNDES e, portanto, o presidente [em exercício] Michel entendeu de convidá-la. E eu considero uma ótima escolha”, afirmou .


Nenhum banner cadastrado ainda

WP-Backgrounds Lite by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann 1010 Wien