BNDS em nova rota

Maria Silvia assume BNDES, tendo prestigiada posse e aplausos de plateia em pé.

Maria Silvia Bastos Marques assumiu ontem a presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).Na cerimônia de posse ao fim de seu discurso ela foi aplaudida. Presentes na plateia de funcionários da instituição, ex-dirigentes do governo Fernando Henrique Cardoso e membros da nova equipe econômica.

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, viajou ao Rio para prestigiar o evento, assim como o ministro interino do Planejamento, Dyogo Oliveira, e o presidente da Petrobras, Pedro Parente.

Nesta quinta-feira, 02/06/2016, Parente toma posse como presidente da Petrobras, na sede do Rio de Janeiro. Ele assistiu à posse de Maria Silvia das primeiras fileiras da plateia .

Também estiveram presentes os ex-presidentes do BNDES Edmar Bacha e Eleazar de Carvalho Filho, o ex-presidente do Banco Central Gustavo Franco, o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, e o governador em exercício do Rio, Francisco Dornelles.

A nova presidente do BNDES negou que assumiu o posto para fazer uma “devassa” nas contas da instituição. Maria Silva foi indicada por Michel Temer, presidente em exercício.

“Me perguntaram se vou fazer devassa, caça às bruxas. Se é para isso, a pessoa errada sou eu”, afirmou a nova presidente em coletiva de imprensa após cerimônia de posse na sede do banco de fomento, no centro do Rio. Minha gestão será estruturada em redirecionar o banco a sua vocação. Investimentos sociais e sustentabilidade.

Sobre auditoria em bancos públicos ela disse que “auditoria é corriqueira, uma função permanente.” E quando se tem uma auditoria forte, é possível ousar. “Quando os controles não estão bem definidos, fica insegura.”

Segundo Maria Silva, a diretoria de Planejamento vai rever as políticas operacionais do banco. A presidente do BNDES também afirmou que existe entrosamento entre os dirigentes de bancos públicos que assumiram o que é “muito importante”. “A integração entre bancos públicos será mais operacional, de alinhamento”, disse.

Maria Silvia disse também que é muito importante olhar para empresas que não têm acesso ao mercado privado de financiamento. Sobre as áreas social e ambiental, afirmou que são temas transversais a todos os projetos do banco.

A nova presidente do BNDES afirmou que terá reunião com o secretário-executivo do Programa de Parceria em Investimentos (PPI), Moreira Franco. Em discurso de posse e em entrevista, ela reforçou o foco do BNDES nas concessões de infraestrutura, mas disse que ainda planejará como isso será feito. Até agora, houve apenas uma “conversa breve” entre ela e o secretário. “Vamos ter atuação conjunta. Agora, de que forma, não sabemos”, disse.


Nenhum banner cadastrado ainda

WP-Backgrounds Lite by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann 1010 Wien