Andernach-Mais que uma Horta, uma fazenda Urbana

Cidade alemã é exemplo de agricultura urbana

A cidade de   Andernach, no oeste da Alemanha, enche canteiros, terrenos baldios e até rotatórias de trânsito com frutas e verduras. Enquanto moradores aproveitam a fartura, o vandalismo diminui e os turistas aparecem em grande número para conferir a experiência.

“Não temos mais nenhum problema com vandalismo desde que plantamos vegetais comestíveis nos canteiros”, conta Karl Werf, funcionário do Juizado de Menores de Andernach e coorganizador do projeto Cidade Comestível. Com nossa Cidade Comestível, captamos a “tendência do momento”. “As pessoas têm cada vez mais prazer em explorar a cidade e mexer na terra.”

Essa exploração da cidade por seus habitantes fortalece laços comunitários e solidários, fazendo da cidade uma comunidade de convivência, a concepção de cidadania é instigada, pois qualquer pessoa pode plantar hortas em terrenos baldios, rotatórias de trânsito e faixas de grama, não apenas para embelezar a cidade às margens do Reno, mas também para torná-la mais ecológica.

O conceito da “Andernach Comestível” atrai turistas, e o coorganizador da ideia Karl Werf acompanha equipes de reportagem e delegações internacionais pelas ruas, para atrair mais atenção às hortas da cidade. Um casal de turistas declararou: “viemos a Andernach especialmente para conhecer a Cidade Comestível”.

O projeto também tem uma dimensão social. Pessoas há muito tempo sem emprego e refugiados preparam-se para uma vida de trabalho, caracterizando uma abordagem sustentável e holística, explica Karl Werf.

A ideia poderia servir como exemplo para as grandes cidades brasileiras na tentativa de estabelecer uma nova ordem nas relações entre seus cidadãos que andam cada vez mais isolados com medo da violência. Além de promover uma verdadeira política pública que pode atender aos necessitados que vivem pelas ruas, seria essa uma maneira de dar-lhes um pouco de dignidade através de sua inserção no trabalho de manutenção destas hortas comunitárias.

 


Nenhum banner cadastrado ainda

WP-Backgrounds Lite by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann 1010 Wien