A HORTA DA LUA CHEIA

Uma experiência inusitada será feita pela NASA (agência espacial americana) em 2015: com o objetivo da pesquisa é determinar se os humanos podem viver e trabalhar na Lua durante décadas.enviar à Lua um pequeno viveiro para cultivar nabos, agriões e manjericão.

Em um comunicado do Centro Ames de Pesquisa da NASA afirma que o envio das plantas pode ser o primeiro passo rumo à presença humana de longo prazo. A câmara selada para essa tentativa de germinação sobre a Lua irá a bordo da nave espacial que vencer o concurso Lunar X-Prize, do Google, em 2015.

Segundo a NASA, a ideia é criar uma câmara de cultivo simples, selada, que possa sustentar a germinação em um período de cinco a dez dias na Lua. A agência imagina que um filtro de papel com nutrientes dissolvidos, dentro da câmara, pode alimentar uma centena de sementes de agriões, dez sementes de manjericão e outras dez de nabo.

Quando a nave pousar na Lua, um mecanismo liberará uma pequena caixa d’água vai umidecer o papel e, então, começará a germinação das sementes. Os brotos serão fotografados a intervalos regulares para comparar o crescimento com plantas de controle na Terra.

Vale ressaltar que o experimento não envolve o teste de cultivo das plantas sobre o solo lunar, que é coberto por um pó sem nutrientes que sustentam a vida vegetal e sem material orgânico decomposto que enriquece o solo terrestre. Além disso, os níveis de radiação na Lua são muito mais intensos que na Terra, já que o satélite não possui uma atmosfera que detenha os raios mais danosos do Sol.


Nenhum banner cadastrado ainda

WP-Backgrounds Lite by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann 1010 Wien